A segurança dos condomínios é uma das maiores e mais importantes preocupações de administradoras em todo o Brasil.
E esse receio não é à toa, afinal, os índices de violência e criminalidade sempre estiveram altos no país.
Devido a isso, a procura por mais segurança dos condomínios tem crescido, segundo a Revista Security, o número de roubos residenciais aumentou em 5,45% no ano de 2021.
Entretanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para ampliar a segurança dos condomínios que você administra. São alguns erros que acabamos deixando passar e que podem fragilizar proteção condominial.
Para te ajudar na segurança dos condomínios e evitar estes erros, preparamos este texto, recheado de dicas importantes e relevantes.
Venha conferir!
Erros que podem comprometer a segurança dos condomínios
Uma das principais razões para as pessoas procurarem morar em um condomínio é a sua seguridade, todavia, existem alguns erros que podem comprometer a segurança condominial e trazer risco para os moradores.
Abaixo listamos os principais erros e como você pode evitar que eles aconteçam nos condomínios que administra.
Não investir em segurança eletrônica
Investir em medidas de proteção eletrônica são essências para a segurança dos condomínios.
Atualmente existem inúmeros itens que auxiliam a manter o amparo tanto dos moradores quanto da integridade física do condomínio.
Os principais itens de segurança eletrônica dos condomínios são:
- • Sistema de câmeras internas (CFTV);
- • Portões da garagem que fecham automaticamente;
- • Alarmes com timer nos portões de entrada;
- • Sensores de movimento em todo o perímetro;
- • Cercas elétricas.
Evitar um seguro condomínio
A ausência de um seguro condomínio pode ser entendido como uma negligência por parte da administradora e síndico.
O seguro não evitará que um furto aconteça, mas será ele que arcará com as despesas e custos, e não os moradores.
Além disso, o seguro também pode cobrir acidentes como incêndios e falhas na parte elétrica, garantindo assim mais segurança e tranquilidade para os moradores.
Não apostar em segurança física
Apesar das medidas protetivas eletrônicas serem uma mão na roda quando o assunto é segurança dos condomínios, não podemos deixar de lado os mecanismos analógicos.
Arames farpados, paredes de concreto e portões robustos são alguns dos itens que podem ser implementados em um local para aumentar a segurança dos condomínios.
Não identificar visitantes
Identificar os visitantes é muito importante para a segurança dos condomínios.
Ao deixar essa prática de lado, você estará dando acesso a qualquer pessoa em seu condomínio, sem saber quais são suas intenções, colocando em risco o bem-estar e a tranquilidade de todos os moradores.
Além disso, a atenção deve ser dobrada caso o visitante esteja de carro!
Como dica extra, sempre vá buscar suas encomendas e pedidos de delivery ou peça para o porteiro receber. Evite deixar que os entregadores vão até seu andar.
Deixar claro qual é o processo de segurança
Muitas vezes o condomínio utiliza um sistema tecnológico de segurança, cercas elétricas, arames farpados, detectores de movimento e alarmes, mas não deixa claro para os moradores e funcionários qual é o processo de seguridade.
É preciso explicar para todos os residentes e colaboradores quais são as regras, os horários e o protocolo para visitantes, entregadores e prestadores de serviço.
Dessa forma aumenta a segurança dos condomínios, evita dores de cabeça e sustos desnecessários.
Saiba como você pode atuar para ajudar
Sua função como seguradora é de facilitar e acorrer a vida do síndico.
E para melhorar a segurança dos condomínios sob sua guarda, o mais importante é fazer uma análise do que pode ser melhorado, levando sempre em conta o desejo dos moradores e a verba disponível.
Em uma vistoria, além dos itens que citamos acima, recomendamos também se atentar a:
- • Iluminação: Verifique se ela cobre toda a área física do condomínio e não deixa nenhum “ponto cego”;
- • A portaria: É preciso que o porteiro esteja a parte dos procedimentos de segurança do condomínio.
- • Ter em mãos uma lista de contatos emergenciais: Telefones úteis como o da polícia e ambulância devem sempre estar de fácil acesso para todos os moradores e colaboradores.
- • Sempre manter atualizada a lista de moradores: Manter uma lista atualizada de moradores auxilia o porteiro a ter um melhor controle de visitantes e residentes.
Sobre nós
Somos uma instituição de pagamentos, parte da Holding Group Software. Uma empresa com mais de 25 de anos experiência no mercado condominial.
Além disso, nosso objetivo é facilitar a gestão de sua administradora. Realizando cotação de seguros para aumentar a segurança dos condomínios que você administra, automação de processos e pagamentos.
Sua empresa também pode fazer parte do nosso grupo de clientes, que além de terem aumentado a eficiência no atendimento condominial também ganharam benefícios ao indicarem nosso seguro residencial.
Clique no link abaixo e vamos conversar.
Quero ser parceiro do Partner Bank
Existem diversas formas de aumentar a segurança dos condomínios, seja melhorando o protocolo de seguridade ou até mesmo implementando um sistema tecnológico de câmeras e alarmes.
Além disso, cabe a você e sua administradora auxiliar e aconselhar o síndico de quais são as melhores e mais viáveis medidas a serem tomadas para aumentar a proteção do condomínio.